
Baixa Visão
Reabilitação
O Serviço de Reabilitação é uma unidade de atendimento especializado que tem por finalidade oferecer à pessoa com deficiência visual, procedimentos que visam favorecer o desenvolvimento pessoal e funcional, a fim de que consiga melhores condições de adaptação ao meio em que vive, propiciando o desenvolvimento da independência e autonomia na família, nos diferentes grupos sociais e inserção no mundo do trabalho. Este serviço está organizado num sistema de trabalho de equipe multidisciplinar que desenvolve programas individualizados, tendo como referência as necessidades e o potencial de cada pessoa.
PROCEDIMENTOS E PROGRAMAS DE ATENDIMENTO
O processo de reabilitação conta com várias áreas de atendimento para
as quais o cliente será encaminhado com base no programa inicialmente
sugerido pelo Serviço de Avaliação e Diagnóstico.
Esse programa
poderá sofrer modificações ao longo do processo de reabilitação para
que possa atender às necessidades e interesses dos clientes.
O Serviço de Reabilitação conta com as seguintes áreas de atendimento:
Orientação Social
Envolve procedimentos que se propõem a auxiliar a pessoa com deficiência visual a conhecer sua realidade e a reconhecer suas capacidades e limitações. Esses procedimentos têm por base a compreensão das inter-relações pessoais e a detecção dos possíveis focos que afetam a sua vida de relação. A intervenção tem por objetivo favorecer o processo de desenvolvimento e de adaptação social do cliente.
Atendimento Psicológico
Oferece atendimento psicológico de acordo com as necessidades, dificuldades e características da pessoa com deficiência visual, utilizando métodos e técnicas inerentes à psicologia. Participa da equipe com vistas ao processo de reabilitação do cliente. A ênfase desse trabalho dá-se através da compreensão do cliente como sujeito protagonista do seu próprio processo, com potencialidades para desenvolver novas habilidades e novas formas de viver.
Atendimento Fisioterapêutico
Realiza intervenção necessária para a recuperação e o desenvolvimento
da capacidade física e funcional, assim como oferece correção postural
por meio de técnicas apropriadas visando a segurança e o bem-estar
físico da pessoa com deficiência visual.
Atividades da Vida Diária
Desenvolve procedimentos de Terapia Ocupacional, com a finalidade de adaptar a pessoa com deficiência visual às diferentes situações de vida diária, promovendo a conquista da sua autonomia. Para tanto, são utilizados recursos terapêuticos para a criação de atividades que proporcionam experiências de situações que são normalmente vivenciadas em seu cotidiano.
Comunicação
Desenvolve procedimentos pedagógicos especializados – braille, sorobã, manuscrito, assinatura e outros recursos específicos, com a finalidade de restaurar as perdas na comunicação escrita e no progresso informativo, proporcionando, também, condições para elaboração de projetos de vida que incluam educação e trabalho.
Orientação e Mobilidade
Envolve procedimentos que favorecem a segurança, eficiência e conforto na locomoção independente das pessoas com deficiência visual. É um processo dinâmico no qual as pessoas com deficiência visual utilizam as percepções tátil, auditiva, olfativa e visual (quando existente) para estabelecer a sua posição e relacionamento com os objetos no ambiente. Para tal, são utilizadas técnicas e, quando necessário, recursos ópticos e mecânicos.
Orientação, Colocação e Seguimento Profissional
Envolve procedimentos de orientação e aconselhamento à pessoa com deficiência visual que incluem o conhecimento do mercado de trabalho, a escolha profissional, o desenvolvimento de habilidades para a procura, obtenção e manutenção do emprego. De outra parte, envolve contato e negociações com empresas e, após a colocação profissional, proceder o seguimento em situação de trabalho.
