
Iridologia
Teoria da cor
Segundo Thomas Young (fisiologista inglês) a função primordial do cristalino é regular as imagens na retina por contrações e distensões (acomodação), conseguindo depois responder satisfatoriamente as questões relativas, as interferências luminosas e ao processo de sensibilização cromática.
Goetche, aprofundou os estudos da sensação da percepção e dos processos superiores concernentes ao sentimento estético (referindo-se as propriedades do olho e funcionamento da retina).
O olho não tem capacidade para suportar a luz direta do sol. A variedade de tempo de estímulo e de intensidade luminosa provoca um grande número de fenômenos visuais. Num clarão excessivo, o olho perde momentamente a capacidade de distinguir formas ou cores. Quando a luz é demasiadamente forte, produz o efeito do deslumbramento. Algo parecido ocorre quando descansamos a vista e deparamos de repente uma luz colorida qualquer. A retina colocada em repouso permanece durante um período prolongado na obscuridade, aumenta sua sensibilidade. Em tal situação o primeiro contato com uma luz colorida de qualquer intensidade poderá causar-lhe a impressão de branco (deslumbramento) durante um breve momento. Olhando-se fixamente por algum tempo uma lâmpada forte, ao fecharmos os olhos, continuamos a ver a imagem luminosa que aos poucos vai perdendo a luminosidade mudando de cor (Impressões Consecutivas ou Imagens Posteriores (mais ou menos)). Todos estes fenômenos estão ligados ao tempo de saturação da retina. Purkinye mostrou o comportamento retiniano frente as cores em diferentes tempos de repouso e de saturação.
Os dados fisiológicos da percepção da cor (Thomas Young) ____ retiniano apresenta 3 espécies de fibras nervosas – cones capazes de receber e transmitir 3 sensações diferentes).
1º Grupo: Sensível a ação das ondas luminosas longas e produz o vermelho e 2 ___ sensação verde e violeta.
2º Grupo: ondas de comprimento médio – verde e secundar /vermelho e violeta.
3º Grupo: sensível ao Violeta e 2 m / vermelho e verde.
Quando os três grupos são estimulados ao mesmo tempo com uma energia aproximada produzem a sensação de Branco.
A delimitação da nossa percepção visual (do violeta ao vermelho espectral – 400 a 700 mµ) foi a forma que o olho desenvolveu para proteger a espécie de certas radiações luminosas. O olho nos impede de ver abaixo de 400 mµ para evitar os efeitos maléficos das ações químicas destrutivas das radiações de ondas curtas que por vezes chegam a matar os organismos vivos. Provocando calor artificial os rais UV de 250 mµ pdem cegar, se os olhos ficarem expostos muito tempo a ação. O cristalino protege atuando como filtro protetor retendo os raios luminosos de ondas curtas. Retendo os raios azul e violeta diminui as aberrações comáticas.
Fonte: Revista Universo Visual
